Notícias

O setor teve excelentes resultados no ano que passou, mas as projeções do mercado imobiliário para 2023 também são muito positivas

13/07/2023 - As tendências do mercado imobiliário para 2023

noticias

As tendências do mercado imobiliário para 2023

As tendências do mercado imobiliário para 2023

O setor teve excelentes resultados no ano que passou, mas as projeções do mercado imobiliário para 2023 também são muito positivas

O mercado imobiliário teve um desempenho excelente e com números acima da média em 2022, apesar de ter sido um ano com algumas incertezas na economia e a retomada dos grandes eventos nacionais e internacionais, como o Carnaval e a Copa do Mundo.

Mesmo diante de desafios no cenário econômico, o setor foi protagonista mais uma vez, elevando sua confiança e força extraordinária, concluindo mais um ano com números significativos de crescimento, rentabilidade e batendo recordes de lançamentos e vendas.

Segundo os dados da Abrainc (associação das incorporadoras), somente nos dez primeiros meses de 2022 (período de janeiro a outubro), o número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 11,9%, quando comparado com o mesmo período interanual de 2021.

Ao todo, foram vendidas 133.891 unidades de janeiro a outubro do ano passado, o que corresponde ao melhor desempenho já contabilizado para o setor nesse mesmo período desde a criação da série histórica, com dados comparativos a partir de 2014.

Até outubro, as vendas de imóveis de médio e alto padrão seguiram em ampla expansão e cresceram 81%, com a comercialização de 38.943 unidades. E o crescimento no segmento de luxo já representa 29,8% de todos os imóveis vendidos no Brasil.

Os imóveis populares, responsáveis por 70,2% das moradias vendidas no Brasil, pelo programa habitacional Casa Verde e Amarela (CVA), que agora em 2023 volta a se chamar Minha Casa Minha Vida, registrou um total de 91.924 moradias comercializadas.

O balanço dos financiamentos imobiliários com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) nos últimos 12 meses (encerrado em novembro), totaliza um valor de R$ 181,9 bilhões, o que representa 728,6 mil imóveis financiados nesse período.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o censo demográfico em 2022 e divulgou o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), que fechou o ano com alta de 10,9% — segunda maior taxa desde 2014 (atrás apenas de 2021, quando o percentual foi 18,65%).

Com números tão expressivos e resultados impressionantes, a movimentação no mercado imobiliário foi realmente muito intensa no ano que passou, mas as tendências para 2023 mostram que as expectativas também são muito promissoras.

Então confira agora no Blog do Corretor IBRESP, as principais tendências do mercado imobiliário para 2023!

Evolução do mercado imobiliário

O ano de 2022 está sendo considerado um dos melhores da série histórica do mercado imobiliário, especialmente por conta do crescimento nas vendas, da maior oferta e melhora nos processos de contratação das linhas de crédito e financiamento, além do aumento dos lançamentos em todo o país e das negociações de imóveis novos e usados.

Evidentemente que esse retrospecto é animador e traz muito otimismo nas tendências do mercado imobiliário para 2023, que apresentam uma previsão de crescimento superior ao que está sendo projetado para a economia nacional, com o aumento da geração de negócios e a criação de novas oportunidades profissionais.

É claro que há alguns pontos estratégicos que precisam ser cuidadosamente observados para orientar o trabalho de Corretores de Imóveis e imobiliárias, pois estamos falando de mais um ano que pode ser muito promissor, mas ainda com alguns desafios nas esferas da economia e da política, já que se trata do primeiro ano de um novo governo na administração do país.

A expectativa para o cenário econômico é de que os juros para o financiamento imobiliário se mantenham estáveis abaixo de 2 dígitos e que a taxa básica de juros Selic continue sendo efetiva no controle da inflação para então iniciar uma trajetória de redução com segurança para garantir o acesso ao crédito e estimular o interesse de compra dos consumidores.

Um fator decisivo para o fortalecimento do mercado imobiliário é o planejamento das famílias nos processos de financiamento e crédito, pois é importante uma boa avaliação do comprometimento da renda para que o risco de inadimplência seja reduzido. Essa é uma condição que torna a oferta de crédito mais acessível e os juros mais baixos.

O fato é que as negociações imobiliárias, seja para compra, venda e permuta permanecerão sendo uma forte tendência em 2023, pois o mercado imobiliário é um investimento tradicional e sólido, como uma ativo consolidado, confiável e seguro, pois o imóvel residencial no Brasil é considerado uma reserva de valor. Mesmo diante de uma crise, o imóvel está sempre lá.

Novas oportunidades nos tipos de imóveis

As expectativas são grandes em torno do mercado imobiliário para esse ano que chega, com muitas apostas nos tipos e estilos de imóveis que poderão ser mais atrativos e procurados.

Também é notório o sentimento de esperança nas pessoas em conseguir melhorar de vida a partir da compra da casa própria para ter maior segurança, estabilidade e felicidade.

As novas famílias que estão se formando tendem a buscar imóveis com mais espaço e metragem cada vez maiores, com espaço suficiente para um home office ou escritório e mais áreas de circulação e convivência.

As casas com quintal em áreas mais tranquilas e afastadas dos grandes centros para as crianças se divertirem, é mais um atrativo para os compradores, assim como os condomínios pela questão de segurança e amplo espaço de lazer.

Já para os solteiros e jovens (estudantes, trabalhadores e empreendedores) a preferência segue por imóveis compactos, que facilitam a manutenção e com boa localização, perto de serviços comerciais e parques, além da facilidade no transporte, como ônibus, metrô, trem e até ciclovia.

Por sua vez, o setor empresarial vê a retomada dos negócios com o crescimento e a retomada da economia, motivando a mudança para imóveis amplos, como galpões, salas e lajes corporativas mais amplas para atender as necessidades administrativas e dos colaboradores.

A compra e locação de imóveis comerciais deve se basear em construções mais modernas e espaçosas para suprir as necessidades produtivas e administrativas das empresas e acomodar os funcionários que estão de volta ao trabalho presencial.

Portanto, tanto em relação aos imóveis residenciais quantos aos imóveis comerciais, há muitas expectativas e possibilidades para a geração de novos negócios.

Quer aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário em 2023? Estude no IBRESP com todo suporte que você precisa para se tornar um Corretor de Imóveis em poucos meses!

Mais opções para compra de imóveis

Além de programas habitacionais já conhecidos e consagrados, como o renovado Minha Casa Minha Vida (antigo Casa Verde e Amarela), o governo federal tem procurado incentivar o mercado imobiliário com novas ações e benefícios para as famílias.

As ações desenvolvidas e geridas pela Caixa Econômica Federal para facilitar aquisição do primeiro imóvel com juros reduzidos, subsídios e condições diferenciadas, são mais um fator de estímulo para animar as projeções para o desenvolvimento do setor ao longo do ano.

O otimismo para 2023 também reflete na atuação da Caixa Econômica Federal, que é o principal agente de crédito e financiamento imobiliário, com cerca 70% do mercado, com o anúncio do aumento das operações para a habitação, oferecendo mais subsídios e vantagens.

Os recursos disponíveis podem ser utilizados para quitar parte do financiamento junto aos bancos e para amortizar o pagamento a cooperativas e associações habitacionais, que têm modelos próprios de financiamento.

Tendências para o mercado imobiliário em 2023

A compra de um imóvel normalmente é vista por muitas pessoas como uma atitude de caráter emocional, mas esse comportamento parece que está mudando para uma linha mais racional nos últimos tempos em função das novas tecnologias e das necessidades reais das pessoas, levando em conta o tipo de imóvel e a capacidade financeira.

Outro movimento que tem ganhado força é o crescimento da procura pelo imóvel usado, já que o comprador pode contar com a orientação do Corretor de Imóveis para propor uma negociação com o proprietário e conseguir um melhor custo-benefício, diante da diferença no preço do metro quadrado do imóvel usado para o novo que pode ser bem grande.

Por sua vez, a tecnologia está cada vez mais presente no mercado imobiliário com o uso de realidade virtual e realidade aumentada que são inovações cada vez mais presentes nos grandes lançamentos imobiliários.

Inclusive, algumas imobiliárias digitais, conhecidas como proptechs, já oferecem experiências sensoriais avançadas, como o tour 360º proporcionando aos clientes visitas virtuais aos imóveis desejados antes mesmo da sua construção.

Metaverso voltado para o mercado imobiliário está se desenvolvendo em todo o mundo e no Brasil. Esse universo tecnológico oferece imóveis digitais negociados em sistemas de segurança (blockchain) e com certificado de propriedade com o uso da tokenização, que garante a aquisição total ou uma fração (multipropriedade).

A preocupação das principais empresas do setor com o ESG (sigla para as questões de meio-ambiente, social e governança) e a criação de sistemas de compliance também deverão ficar mais evidentes em 2023 no mercado imobiliário.

Vale ressaltar que são duas estratégias importantes para o fortalecimento e reconhecimento de marca no mercado imobiliário com a adoção de boas práticas na gestão dos negócios e para a utilização de procedimentos sustentáveis na realização dos serviços.

Mercado Imobiliário oferece um mundo de oportunidades

As cartas do jogo estão na mesa e os desafios são conhecidos, mas a economia brasileira está se mostrando mais robusta e estável, com o controle da inflação e aumento na oferta de empregos.

O mercado imobiliário no Brasil é forte, resiliente e maduro, e a cada ciclo que passa mostra um grande poder de superação, mostrando credibilidade e ficando mais inovador e inteligente.

No final das contas, quem manda é o mercado e por isso sempre haverá espaço para a evolução nos negócios imobiliários para atender as necessidades do cliente da melhor forma possível.

O mercado imobiliário é repleto de oportunidades e esse é o momento certo para você se tornar um Corretor de Imóveis especialista e conquistar uma carreira de sucesso.


 




Fonte: Ibresp

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
A Imobiliária

EDIFICAR IMOBILIÁRIA
Creci/MT 0626J
Rua Comandante Costa, 2063, Sala 303, Edifico São Miguel Business Center, Centro Sul, CEP 78.020-400, Cuiabá- MT.

E-mail: [email protected]
Telefones: (65) 3642-1555 / (65) 99696-1555
 

 

Contato

  Rua Comandante Costa, 2063, Sala 303, Edifico São Miguel Bussines Centro Sul, Cuiabá- MT

  (65) 3642-1555

  Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 18 hs

  Fale Conosco

  Política de Privacidade

www.edificarimobiliaria.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias